Entenda sobre: marcas nominativas, figurativas, mista e tridimensionais!Entenda sobre: marcas nominativas, figurativas, mista e tridimensionais!

O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI é o responsável por realizar o registro de marcas no Brasil. É através do registro do INPI que ocorre a proteção e exclusividade das marcas, bem como as definições de classe e demais burocracias.

No processo de registro, o INPI separa as marcas da seguinte forma: marcas nominativas, marcas figurativas, marcas mistas e marcas tridimensionais.

Para entender mais sobre a divisão das marcas, a Agility trouxe neste post, as definições de cada tipo:

Marca nominativa:

São marcas constituídas por uma ou mais palavras, letras ou números. Esse modelo de marca não contém a presença de uma logo, por isso sua proteção é exclusiva em relação ao nome e não ao símbolo; a proteção é voltada para a redação independentemente da fonte, cores e formatos que ela está sendo representada.

A criatividade na criação da marca nominativa é essencial, pois em razão de ter apenas a palavra como fator de identificação há mais chances de já existir um nome semelhante ao escolhido. Além disso, a marca requer atenção em relação ao som de seu nome, por exemplo: ‘’casa fina’’ e ‘’kasa phyna’’. Mesmo sendo nomes com grafias diferentes, a pronúncia é a mesma, e neste caso não é considerado nome disponível. Por essa razão a marca nominativa, também é conhecida por fonética.

Exemplo de marca nominativa:

  • Avon;
  • Brastemp;
  • Sony;

 

Marca figurativa:

Possui proteção apenas pela parte visual, ou seja: a imagem! A questão fonética não importa. São compostas por desenhos, figuras, ideogramas e demais símbolos.

Tendo em vista que a marca nominativa protege uma figura, todas às vezes que a mesma for alterada, um novo registro precisa ser realizado. 
A marca figurativa protege a palavra no escopo do design gráfico. Sendo assim, a vantagem deste tipo de registro é que ao arquivar um logotipo, não é possível que terceiros o utilize e nem utilizem logos semelhantes que possam gerar confusão.

Exemplo de marca figurativa:

  • A sereia da Starbucks;
  • O M de Mc Donalds;
  • A maçã da Apple;
  • O jacaré da Lacoste;

 

Marca mista:

As marcas mistas são compostas pela combinação entre nome e símbolo, neste momento é analisado: a palavra, a fonética, as fontes, as cores e as proporções da palavra e do logotipo. Ambos precisam ser bem definidos de modo que a marca seja identificada tanto pelo nome quanto pela arte.  

No registro de marca mista, um único processo abrange o nome e a arte da marca a ser registrada. No entanto, é importante lembrar que a cada vez que ocorrer alteração do logo, um novo registro deve ser realizado.

Exemplo de marca mista:

  • Adidas;
  • Nike;
  • Mc Donalds;
  • Nestlê;

Marca Tridimensional: Marcas tridimensionais são aquelas que podem ser identificadas apenas pela forma de sua embalagem ou produto. A marca 3D recebe mais destaque e atenção no mercado pois seus produtos são reconhecidos pelo tato e não apenas pelo visual. Isso ajuda a gerar afinidade entre a marca e o público.

O processo de registro de marcas é similar aos demais registros. Uma pesquisa de disponibilidade é realizada para indicar se o produto poderá ou não ser registrado no formato apresentado.

Exemplos de marcas tridimensionais:

·      Coca – cola;

·      Toblerone;

·      Yakult;

·      Chocolate Baton;

Dicas para criar uma marca de sucesso:

Para criar uma marca de sucesso, lembre-se de colocar no mercado algo que irá ser lembrado pelo seu público. Faça um estudo de cores para ver qual a paleta se aplica melhor a atividade da sua marca. Faça uma análise da faixa de idade dos consumidores, pense no formato do desenho e tipografia a ser usada nas palavras. Coloque sua personalidade, mas não esqueça de criar algo para seus consumidores.

·      Escolha algo que gere afinidade ao seu público-alvo

·      Algo simples e fácil de ser lembrado

·      Defina uma ou no máximo duas cores predominante

Lembre-se:

Após definir qual o modelo de marca você irá adotar, o próximo passo é protegê-la. A Agility é especialista em registros de marcas e conta com uma equipe preparada para te auxiliar a manter sua marca segura, exclusiva e livre de cópias.