O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI é o responsável por realizar o registro de marcas no Brasil. É através do registro do INPI que ocorre a proteção e exclusividade das marcas, bem como as definições de classe e demais burocracias.
No processo de registro, o INPI separa as marcas da seguinte forma: marcas nominativas, marcas figurativas, marcas mistas e marcas tridimensionais.
Para entender mais sobre a divisão das marcas, a Agility trouxe neste post, as definições de cada tipo:
Marca nominativa:
São marcas constituídas por uma ou mais palavras, letras ou números. Esse modelo de marca não contém a presença de uma logo, por isso sua proteção é exclusiva em relação ao nome e não ao símbolo; a proteção é voltada para a redação independentemente da fonte, cores e formatos que ela está sendo representada.
A criatividade na criação da marca nominativa é essencial, pois em razão de ter apenas a palavra como fator de identificação há mais chances de já existir um nome semelhante ao escolhido. Além disso, a marca requer atenção em relação ao som de seu nome, por exemplo: ‘’casa fina’’ e ‘’kasa phyna’’. Mesmo sendo nomes com grafias diferentes, a pronúncia é a mesma, e neste caso não é considerado nome disponível. Por essa razão a marca nominativa, também é conhecida por fonética.
Exemplo de marca nominativa:
- Avon;
- Brastemp;
- Sony;
Marca figurativa:
Possui proteção apenas pela parte visual, ou seja: a imagem! A questão fonética não importa. São compostas por desenhos, figuras, ideogramas e demais símbolos.
Tendo em vista que a marca nominativa protege uma figura, todas às vezes que a mesma for alterada, um novo registro precisa ser realizado.
A marca figurativa protege a palavra no escopo do design gráfico. Sendo assim, a vantagem deste tipo de registro é que ao arquivar um logotipo, não é possível que terceiros o utilize e nem utilizem logos semelhantes que possam gerar confusão.
Exemplo de marca figurativa:
- A sereia da Starbucks;
- O M de Mc Donalds;
- A maçã da Apple;
- O jacaré da Lacoste;
Marca mista:
As marcas mistas são compostas pela combinação entre nome e símbolo, neste momento é analisado: a palavra, a fonética, as fontes, as cores e as proporções da palavra e do logotipo. Ambos precisam ser bem definidos de modo que a marca seja identificada tanto pelo nome quanto pela arte.
No registro de marca mista, um único processo abrange o nome e a arte da marca a ser registrada. No entanto, é importante lembrar que a cada vez que ocorrer alteração do logo, um novo registro deve ser realizado.
Exemplo de marca mista:
- Adidas;
- Nike;
- Mc Donalds;
- Nestlê;
Marca Tridimensional: Marcas tridimensionais são aquelas que podem ser identificadas apenas pela forma de sua embalagem ou produto. A marca 3D recebe mais destaque e atenção no mercado pois seus produtos são reconhecidos pelo tato e não apenas pelo visual. Isso ajuda a gerar afinidade entre a marca e o público.
O processo de registro de marcas é similar aos demais registros. Uma pesquisa de disponibilidade é realizada para indicar se o produto poderá ou não ser registrado no formato apresentado.
Exemplos de marcas tridimensionais:
· Coca – cola;
· Toblerone;
· Yakult;
· Chocolate Baton;
Dicas para criar uma marca de sucesso:
Para criar uma marca de sucesso, lembre-se de colocar no mercado algo que irá ser lembrado pelo seu público. Faça um estudo de cores para ver qual a paleta se aplica melhor a atividade da sua marca. Faça uma análise da faixa de idade dos consumidores, pense no formato do desenho e tipografia a ser usada nas palavras. Coloque sua personalidade, mas não esqueça de criar algo para seus consumidores.
· Escolha algo que gere afinidade ao seu público-alvo
· Algo simples e fácil de ser lembrado
· Defina uma ou no máximo duas cores predominante
Lembre-se:
Após definir qual o modelo de marca você irá adotar, o próximo passo é protegê-la. A Agility é especialista em registros de marcas e conta com uma equipe preparada para te auxiliar a manter sua marca segura, exclusiva e livre de cópias.