O desafio ao registrar uma marca é muito mais comum que imaginamos. E com razão! As primeiras dúvidas se dão logo ao buscar pelo local adequado para a realização do registro.
Diante a tantas burocracias que os empreendedores precisam se submeter na criação de uma marca, fica difícil conhecer e administrar tudo que precisa ser realizado.
Dentre a criação do CNPJ, o registro na Junta Comercial, a compra de domínios de sites e blogs, a criação de páginas nas redes sociais, entre outros, por muitas vezes, o registro de marcas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, cai no esquecimento e muitas vezes nem faz parte do conhecimento de muitos empresários.
O desconhecimento do INPI já é um dos primeiros desafios ao criar uma marca. Desconhecidos por muito e com uma enorme burocracia, para lidar, registrar uma marca no Instituto é necessário calma, muita organização e, se possível, o auxílio de um especialista.
Desafios para registrar a marca no INPI
Após conhecido, ao iniciar o processo registro de marcas começa os desafios para entender a disponibilidade e os prazos apresentados.
Ao registrar uma marca, primeiro é necessário fazer uma consulta de disponibilidade, isso consiste em saber se o nome que quero utilizar para minha marca já pertence a outro empreendimento. Caso o nome exista, deve ser avaliado se a categoria que o produto ou serviço do registro é a mesma que eu pretendo executar minhas atividades.
Para entender mais sobre nomes e classes, criamos um artigo específico sobre este assunto.
Resolvido as questões da disponibilidade, entra-se outro desafio que são os prazos para liberar o registro. O INPI não estipula um prazo fixo para realização do registro e, além do tempo que o Instituto leva para executá-lo, há também o tempo gasto pelo empreendedor em separar documento e iniciar todas as ações necessárias.
Diante de todos os detalhes que aparecem desde os primeiros momentos da criação e do registro de marcas, vários outros estão presentes na burocracia e no procedimento para tal feito.
Acompanhar constantemente se uma ação foi deferida, ficar atento as datas limites para apresentar documentos e, principalmente, saber como proceder caso o registro não seja deferido faz parte do processo de registro de marcas. Dessa forma, a melhor maneira de registrar sua marca sem correr risco de algo dar errado é contando com um profissional.
A Agility trabalha com profissionais capacitados e experientes no que se refere a registro de marcas. Conhecemos a burocracia envolvida e estamos familiarizados com as exigências do INPI. Se você quer registrar sua marca com rapidez e segurança, sem risco de perder prazos e saber como proceder em cada momento, conte conosco.
Estamos aguardando você para auxiliar sua marca nesse momento tão importante!
Ficou alguma dúvida sobre este assunto? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco.