Muitos empreendedores postergam o registro de suas marcas pois ficam esperando-a crescer, se popularizar, ou porque acreditam que o @ do instagram, domínio em site e registro na junta comercial, são suficientes para assegurar a propriedade da marca do seu negócio.
Fato é que adiar uma ação tão importante pode trazer grandes prejuízos quantificáveis e inquantificáveis para o seu bolso e para a história da sua marca. Para que você tenha melhor noção da proporção desses prejuízos, trouxemos aqui a descrição de algumas perdas que sua marca pode ter por ausência de registro.
Prejuízos inquantificáveis
São inquantificáveis os prejuízos que não são possíveis ser calculados em dinheiro, mas sim na construção social e do vínculo que a marca gerou. Perder a sua marca pode fazer com que seus clientes não te encontrem mais.
Nessa condição além de captar mais clientes você terá que educar os clientes antigos com sua nova marca, seu novo nome, sua nova logo e demais mudanças que precisam ser realizadas neste tipo de processo. Além de um dos riscos mais sérios nessa situação que é a perca da credibilidade.
Para entender o quanto perder sua marca pode afetar na credibilidade do seu serviço, veja a seguinte situação:
Fernanda é confeiteira e fechou parceria de bolos com as principais padarias da cidade. Com muito capricho e cuidado em tudo que faz, criou sua logo que informava o nome da sua marca junto a padaria. Os clientes já reconheciam a identidade visual e adoravam o bolo. Sempre buscavam pelos ‘’Bolos da Nanda’’ e com isso as vendas sempre cresciam!
No entanto, Julia também começou a fabricar bolos para pagar sua faculdade, e para homenagear sua mãe, Maria Fernanda, criou a marca ‘’Bolos da Nanda’’, registrou no INPI e começou a progredir nas vendas. Ao descobrir a marca de Fernanda utilizando o mesmo nome, Julia a notificou extrajudicialmente a fim de impedir a comercialização de uma marca com o nome igual a sua circulasse em um produto que não é o seu.
Fernanda tentou reverter a situação, mas não foi possível, perdeu a marca que havia construído há anos. Embora continuasse seguindo com a parceria na padaria muitos clientes acreditam que pelo nome ter mudado, também mudou o fabricante dos bolos, e assim o número de consumo diminuiu.
Ou seja, além do investimento com a gráfica para criar sua logo e seu material gráfico, Fernanda perdeu alguns clientes e agora precisa educá-los a sua nova marca.
Erros quantificáveis
Quanto aos erros quantificáveis, estes vão desde a sacolinha personalizada do seu produto até o pagamento de valores judiciais caso você esteja utilizando uma marca já registrada.
Desenvolver uma marca não é barato, existe a criação artística que envolve nome, logo, identidade visual, estudo do local, como as vendas serão realizadas, por meio de qual plataforma, se será física ou online; são muitas opções e muitas coisas a serem averiguadas.
Quando uma determinada empresa perde sua marca por não ter sido registrada, todo o investimento feito em sua construção acaba se tornando um prejuízo. É necessário outro processo criativo, mudança de logo, de identidade visual, mudança no local e dos produtos personalizados.
Além deste prejuízo oriundo da criação da marca, existe também os valores judiciais que precisam ser pagos. Se você tem uma marca sem registro com o mesmo nome de uma marca já registrada no INPI, o uso indevido da sua marca, pode ter de gerar um prejuízo de 5% do seu faturamento anual.
Ou seja, o seu prejuízo investido pode ser dez vezes maior que o valor que você pagaria para registrar sua marca.
Como calcular o valor do meu prejuízo?
Se você tem uma marca e ainda não realizou o registro dela, sugiro que faça uma análise do investimento realizado. Escreva em uma tabela todos os custos de criação da sua marca. Feito isso, calcule o valor do seu faturamento anual e extraia 5% dele, some esta porcentagem aos gastos dos investimentos de criação da marca. O resultado é o valor do prejuízo que você pode vir a ter se perder a sua marca. E sabe o que é mais curioso? Realizar o registro no INPI custa menos de R$ 100,00 mês ao longo de um ano e garante a proteção da sua marca pelo período de dez anos. Veja abaixo um dos tópicos que você deve listar e acrescentar no seu cálculo.
Empresa de Branding: para criação do logo, do nome, das cores
Insumos básicos: embalagens e sacolas personalizadas
Propaganda: Criação de site, anúncio no facebook e instagram
Material gráfico: cartão de visita, panfletos
Produtos personalizados para brindes: caneta, chaveiro, bloquinho
Espaço: Fachada do estabelecimento, adesivo de porta, tapete personalizado, pintura
Equipe: Uniformes dos funcionários
Ao perder sua marca, também se perde todo este investimento.
Basta um único registro para mudar a vida de uma marca que está no mercado há anos. Registrar sua marca no INPI garante dez anos de segurança.
Se você quer ficar seguro, sem risco de perder a sua marca, entre em contato com a nossa equipe, nossos consultores estão prontos para te ajudar. Não deixe sua marca ser a maior rival dela!