Muitas pessoas sonham em empreender e nos tempos atuais a possibilidade de ter uma marca própria tornou-se uma realidade possível e mais acessível para a maioria das pessoas. Isso porque, com a força do e-commerce, o Instagram que antes era apenas uma rede social para postar fotos, se tornou uma vitrine mundial que está ao alcance de todos e para todos. Sendo fácil e prático de mexer, o fato de não ter um custo de manutenção fez do Instagram uma ótima ferramenta de vendas, desenvolver sua marca e criar uma loja online no aplicativo é mais fácil que você imagina e, para te ajudar nisso, trouxemos 5 dicas de como começar o seu negócio virtual.
1 – Pesquise o mercado
Você sabia que há aproximadamente 350 ramos para você iniciar seu negócio? Pois bem, o Sebrae compilou todas essas ideias de empreendimentos que vão desde artesanato e alimentos até marcenaria e reformas, são possibilidades de trabalho para todos os tipos e gostos. Se você já tem noção de qual ramo quer atuar ou ainda tem dúvidas de qual caminho seguir, esse link te apresentará inúmeras possibilidades que irão auxiliar na sua escolha.
(https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias).
Após analisar e estudar qual a atividade tem mais a ver com você e a sua condição, é hora de dar um start no seu negócio, veja as próximas dicas de como começar.
2 – Trace a personalidade da sua marca
Após escolher o ramo, é hora de definir a personalidade da sua marca. Isso significa: pensar no nome, nas cores, na identidade visual, no público que você quer conquistar, no investimento financeiro que você irá ter, no tempo disposto a gerenciar, na apresentação do produto, nas inspirações, no estoque e demais requisitos que vai depender de cada empreendimento.
Essa etapa de gerenciamento e criação pode ser realizada sozinha, porém, contar com a ajuda de uma agência de publicidade e marketing ajudará você ter um direcionamento mais preciso e de forma mais rápida.
3- Registre sua marca
Após traçar as ideias do seu negócio é preciso protegê-lo. Não importa se você está começando agora, garantir o registro e exclusividade da sua marca é essencial para uma jornada de sucesso.
A Coca-Cola no início da sua história vendia apenas 9 copos de refrigerante por dia, hoje tornou-se a marca de bebida gaseificada mais consumida no mundo, além de ser uma das mais ricas também. Isso nos mostra que toda empresa grande, foi um dia pequena. Com o seu negócio não será diferente, é normal e comum começar de maneira mais contida e ir se expandindo conforme o tempo e os investimentos.
Por isso, se você almeja grandes coisas para o seu negócio, garantir a exclusividade e proteção da sua marca é uma das principais decisões que você precisa ter. O registro de marca irá te manter seguro e confiante ao investir no seu empreendimento. Afinal, com a marca registrada, você não corre nenhum risco de perder o nome e ter que trocar todo o seu processo criativo que falamos no tópico 2.
4 – Crie uma conta no Instagram e comece a exercer suas atividades
Agora que você definiu nome, identidade visual e sua marca já foi devidamente registrada, você pode criar seu @ no Instagram para começar suas vendas de forma segura e sem correr o risco de ter o nome da sua marca copiado por outra empresa. Feito isso, siga o passo a passo abaixo:
- Após criar a conta coloque na opção ‘’comercial’’
- Defina seu tipo de serviço
- Inicie seu ramo de atividade
- Faça postagens diariamente
- Faça stories criativos todos os dias
- Interaja com seus seguidores, seja uma marca participativa
- Ajude o seu público a entender as necessidades dele
- Esteja atento aos acontecimentos e notícias, e veja como isso pode agregar no seu conteúdo
- Utilize diversas ferramentas do Instagram: reels, enquetes, caixinhas de perguntas, post carrossel
5 – Seja a maior propaganda do seu negócio
Ao iniciar um empreendimento no Instagram, muitas pessoas se limitam a deixar o negócio apenas no mundo online. Porém, quem pode fazer a melhor publicidade do seu produto, é você! Busque maneiras criativas de divulgar o seu perfil, fale sobre o serviço que você presta, divulgue seu trabalho para amigos e familiares. Seja participativo no mundo online, dê atenção aos seus seguidores para que eles encontrem em você algo além do produto ou serviço.
E, sobretudo, seja constante! O universo online não para, ser uma marca presente e ativa faz toda a diferença.
Seguindo esses passos você conseguirá criar uma marca reconhecida e lembrada pelos consumidores. É normal que no início você tenha dúvidas, mas não se assuste, a prática leva a perfeição. O importante é saber que sua marca está registrada e segura, preparada para crescer.
Além dessas dicas, separamos alguns perfis que começaram no Instagram e hoje são referências nas áreas que atuam.
@criare – papelaria
@calistore – roupas e acessórios
@brigadore – confeitaria
@querotsf – camisas
@velasmair – velas aromáticas
Se você já tem o nome e o ramo da sua marca definidos e quer começar a vender no Instagram sem medo de alguém copiar seu negócio, dê o passo mais seguro do seu empreendimento e registre sua marca. Entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar a fazer esse sonho acontecer de forma segura.